O que fazer em Barra Grande?

kitesurf em barra grande

O nordeste brasileiro é uma das regiões mais procuradas pelos turistas. Entre as mais famosas praias paradisíacas, existe um pequeno paraíso quase desconhecido entre as rotas daqueles que buscam conhecer os lugares que possuem alta temporada durante todo o ano, esta é a Barra Grande do Piauí.

Barra Grande fica próximo à Jericoacoara, mas é muito mais desconhecida, embora possua também a sua beleza fora do comum.

Embora Jeri seja muito mais famosa, Barra Grande tem todo o seu charme especial e tem conquistado cada vez mais o interesse dos viajantes que preferem destinos mais tranquilos e menos tumultuados. 

Continue lendo para conhecer mais desse pequeno paraíso brasileiro.

Onde fica e como chegar em Barra Grande?

Barra Grande do Piauí está localizada a apenas 170km de Jericoacoara e 70 Km de Parnaíba, onde fica o aeroporto mais próximo do local.

No entanto, esse aeroporto apenas recebe 2 voos semanais, que partem de Campinas às quartas e domingos.

Além disso, caso esteja pensando em ir à região de avião, também pode pegar voo para o aeroporto regional de Jericoacoara, com opções de 6 voos semanais que saem de São Paulo ou de Belo Horizonte.

A partir do aeroporto você pode pegar um táxi, ou ônibus, ou combinar com a pousada em que ficará em Barra Grande um serviço de transfer, como o que oferecemos.

Vale muito a pena pesquisar os valores antes para fazer comparativo de preços e ver o que vale mais a pena considerando o tempo gasto e o conforto que você terá em cada opção. 

Quando ir à Barra Grande?

A estação mais chuvosa para essa região (isso se abrange também para Jericoacoara) é de fevereiro à maio, especialmente no mês de março e abril, quando as chuvas se intensificam muito mais e Barra Grande acaba não recebendo muito visitantes.

Todos os outros meses do ano, de junho à janeiro, são com pouquíssimas chuvas, sendo julho e dezembro os meses que menos chovem.

Claro que na época de seca a temporada é alta nessa região, o que acaba incidindo no aumento dos preços graças ao grande turismo.

No entanto, ainda assim nem sempre vale a pena visitar Barra Grande ou Jeri durante o período de baixa temporada, se houve riscos de você pegar dias chuvosos, em que não haverá nada a ser feito além de contemplar à distância o mar em meio à chuva. 

O que fazer em Barra Grande?

Barra Grande é aquele lugar que parece ter parado um pouco no tempo: tranquilo, sem muitos turistas o tempo todo pelas ruas e com opções de praias mais desertas.

Ou seja, é o destino perfeito para quem busca dias tranquilos de férias com todo o conforto e beleza que somente a região pode oferecer.

Muitas pessoas gostam do estilo de Jericoacoara, assim como a beleza do lugar, mas preferem lugares com menos turistas e visitantes. Para quem gosta de fugir do tumulto, Barra Grande é praticamente uma versão mais simples de Jeri, sendo o destino preferido daqueles que não curtem se aventurar nos lugares mais visitados da alta temporada nordestina.

A cidade inteira possui aquele estilo rústico e praieiro, mas sem perder todo o seu charme. Essa identidade pode ser observada facilmente ao andar pelas ruas simples, conhecer os restaurantes locais e se hospedar nas pousadas de pouco luxo, mas muito conforto e beleza.

Há quem diga que a Barra Grande ainda representa o que era a Jericoacoara do passado, mas ainda assim Barra Grande consegue ser um pouco mais sofisticada do que era Jeri há cerca de 20 anos.

Para quem busca passar dias tranquilos e conhecer a região com calma, vale a pena passar pelo menos 2 a 3 noites em Barra Grande, conhecendo um pouco da cultura local e o que o lugar tem a oferecer.

Mas quem busca mais atividades, existe o clássico passeio com os cavalos-marinhos em Barra Grande.

O passeio acontece em uma canoa no rio Camurupim, em que há uma colônia de cavalos-marinhos.

Os canoeiros vão capturar (com todo o cuidado e proteção para manter a preservação da espécia) os  cavalos-marinhos que serão acomodados em aquários de vidro para a observação dos turistas. É um passeio para você conhecer essa especie e admirar, além de usufruir de uma bela vista. Após a observação, os cavalos-marinhos são devolvidos ao rio em segurança.

As praias de Barra Grande são divididas em duas zonas: as mais tranquilas, e as zonas de kitesurfistas. Para quem busca praias sem muitas ondas, com a maré baixa e excelente para banho, a enseada de Barra Grande é perfeita. 

Inclusive, isso faz com que Barra Grande seja um excelente destino para quem busca praias tranquilas para ir com a família, especialmente com crianças menores e maiores, tendo em vista que possuem praias mais tranquilas e menos movimentação de turistas.

No entanto, para quem busca conhecer mais do kitesurf, as praias à esquerda e à direita da vila são a zona desse esporte que é característica local e marca a imagem que as pessoas têm dessa região. 

Passeio por Barra Grande vale a pena?

Em nossa opinião, Barra Grande é um destino ideal para quem busca por um passeio mais tranquilo ou deseja conhecer mais da região. Muitas pessoas preparam o itinerário de suas viagens quando vão conhecer Jericoacoara contando com a visita em lugares próximos, como Barra Grande.

Mas se você deseja ir a um lugar com praias tranquilas e passar dias relaxantes contando com excelentes vistas, Barra Grande é o destino perfeito. 

Além disso, para quem busca um bom destino economizando, Barra Grande é uma escolha excelente, pois as hospedagens e restaurantes são muito mais baratos do que em Jericoacoara. 

Tudo isso vai depender da expectativa que você tem com a sua viagem, é claro. Como já falamos, Barra Grande não é um destino luxuoso como em Jeri, e possui hospedagens mais simples (embora aconchegantes e confortáveis). E se você aprecia o estilo de “cidade pequena” à beira-mar, com certeza vai valorizar muito os momentos que passar em Barra Grande. 

Gostou? Reserve agora seu passeio clicando no botão abaixo.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alguma dúvida?

Fale agora com um dos especialistas que irão te ajudar a reservar este passeio.